Na década de 1970, as gentes de Lordelo - fortemente empenhadas na dinamização de actividades culturais e recreativas - uniram esforços para construírem na sua freguesia uma infraestrutura que oferecesse dignidade às suas produções artísticas e de lazer, bem como a toda a população que nelas participava de forma entusiástica.
O sonho tornou-se realidade. Ergueu-se o edifício sede do Centro Cultural Lordelense.




Os anos passaram e o tempo encarregou-se de deixar profundas marcas neste edifício ícone da freguesia de Lordelo, até que em 2015, passados 35 anos da sua fundação, o Centro Cultural Lordelense rejuvenesceu.
Graças ao apoio da Câmara Municipal de Vila Real foi possível efectuar reparações no telhado, renovar a pintura nas paredes interiores e exteriores, instalar iluminação eficiente e inteligente, colocar portas exteriores e janelas novas, construir um WC de apoio ao salão de actividades, com condições para utilizadores de mobilidade condicionada, e a sala de troféus.
Graças a esta grande intervenção, hoje o Centro Cultural Lordelense apresenta-se aos seus associados e à sociedade em geral com uma nova cara, como ilustram as imagens acima.