A ocupação dos tempos livres com iniciativas de lazer e recreação faz parte dos horizontes do Centro Cultural Lordelense.
Em 2015 os momentos de lazer servirão de "máquina do tempo", para um regresso ao passado não muito longínquo da nossa História.
Será reeditado o concurso infantil "Mini Chuva de Estrelinhas", inspirado no programa de televisão dos anos 90 do século XX. Foi nessa década e na seguinte que centenas de crianças e jovens de Lordelo pisaram pela primeira vez o palco do Centro Cultural para vestirem a pele dos seus cantores preferidos. Agora, os pequenos artistas voltarão a ter o seu espaço.
Os jogos populares transportam-nos para tempos idos, antes da internet, dos tablets, dos telemóveis e até das consolas e da televisão. São brincadeiras de antigamente que serão recuperadas com a participação das várias gerações de lordelenses, entre avós e netos.
Peddy paper é também um evento de outrora, da viragem do século. Pretende lançar miúdos e graúdos à (re)descoberta da freguesia onde vivem, mantendo vivos os saberes locais, numa relaxada prova de orientação. 
A descoberta irá, ainda, para lá das fronteiras da freguesia, com a organização de excursões e passeios de motorizadas.